A GUERRA DA IDENTIDADE: RAÇA E MESTIÇAGEM NO PENSAMENTO LATINO-AMERICANO
Integra o livro com o mesmo título, Conceitos são considerados como símbolos que emocionam e mobilizam as pessoas. O resultado da luta pelo significado de conceitos como os de raça e mestiçagem será decisivo para a construção de uma identidade viável e para a conquista da liberdade pelos povos da América Latina. (Integra o livro com o mesmo título :"A Guerra da Identidade")
Nação e Multiculturalismo em Cuba: Uma comparação com os Estados Unidos e o Brasil
{Integra o livro "A Guerra da Identidade"). O multiculturalismo é entendido como um conceito decorrente da necessidade de armistício entre grupos étnicos antagônicos nos Estados Unidos. A sua aplicação em Cuba e no Brasil é analisada como conseqüência do posicionamento das elites que ocupam o Estado frente à disseminação da cultura política norte-americana. (Publicado pela FLACSO-Brasil-English version available in this site).
O Mapa Etno-Histórico de Curt Nimuendajú
Este artigo identifica, em diálogo com Santo Agostinho e com a antropologia, as condições sociais para a felicidade. A partir de Karl Polanyi aponta a necessidade do desenvolvimento econômico, mesmo gerando infelicidade.
O Herói e o Sentimento: Rondon e a Identidade Brasileira
Este artigo (capítulo do Livro A Utopia Brasileira) estuda a figura do herói na história e na cultura, por meio da pessoa de Rondon e seu papel na construção da identidade brasileira.
Nation and Multiculturalism in Cuba: A Comparison with the United States and Brazil
This paper defines multiculturalism as an armistice concept among opposed ethnic groups in the US. Its use in Cuba and Brazil is understood as consequence of the position of the states' elites in both countries facing American political culture. (Published in Portuguese by FLACSO-Brasil) Posted in this site in February, 25th, 2006.
Avaliação da Educação Indígena no Plano Nacional de Educação – 2006
Foi realizada pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados nova avaliação do PNE. Nesta oportunidade George Zarur realizou este balanço dos principais problemas relativos à educação indígena no Brasil. (Divulgado neste site em dezembro de 2006)