Desenvolvimento Econômico: Felicidade e Necessidade
A identificação do desenvolvimento econômico com o crescimento do PIB tem gerado críticas, hoje corriqueiras, decorrentes do esquecimento do bem estar social compreendido como alimentação, moradia, assistência de saúde e educação.
A Relíquia Bárbara: Excesso de Liquidez e Crise de Acumulação II
Este artigo, publicado em uma primeira versão pela Revista Aslegis de Setembro de 2009, explica a crise econômica mundial então iniciada, pela velocidade de criação de moeda e pela concentração de riqueza. A partir de Keynes e Marx, George Zarur previu o recrudescimento da crise, como aconteceu e propõe a estatização do sistema bancário, como pode vir a acontecer.
A Corrente da Felicidade: juros, preços dos alimentos e inflação
(Escrito antes da atual crise econômica) Este texto aborda o fim da "corrente da felicidade" da economia brasileira, com a subida dos preços dos alimentos. Prevê que o governo só descerá a taxa de juros quando o câmbio estourar. O cálculo político prevê que isto ocorra após as eleições presidenciais. (Publicado na Revista Cadernos Aslegis, nº 33, Jan-Abril, 2008).
Pedro e a Informação Imperfeita em Economia
Pedro foi caçar lobos e achou melhor voltar devido ao desconhecimento do tamanho da fera. A informação era imperfeita (Novo).
Sociedade, Política e Economia em Cuba: uma lição de saber
O escritor e jornalista Edmilson Caminha estará lançando em Havana seu bom e original livro Cuba: modos de ver, maneiras de sentir. É divulgado, neste site, o capítulo sobre os artigos de George Zarur a respeito da sociedade e da economia cubanas.
Economia e Degradação das Relações Pessoais
Este texto explora a relação entre a degradação das relações pessoais e o funcionamento da economia no Brasil atual.