O Povo e os Fogos na Praia de Copacabana

Há três coisas realmente imperdíveis no Rio de Janeiro: Jogo do Flamengo no Maracanâ, passagem de ano na Avenida Atlântica e desfile das Escolas de Samba.

Corcovado e Pão de Açucar são para mineiros, gaúchos, paulistas e pernambucanos e outras populações boquiabertas que visitam a nossa cidade. Nativo do Rio, fui conhecer o Cristo do Corcovado em excursão do Jardim de Infância do Colégio Bennett. Retornei, quase adolescente, para mostrá-lo a uma prima de Minas. Com ela subi ao Pão de Açúcar. Voltei uma vez ao bondinho, já adulto, para desempenhar o mesmo papel de guia turístico.

Ainda vou aplaudir o desfile das Escolas na Passarela do Samba. No Rio do meu tempo não tinha sambódromo. Já fui ao Maracanã muitas vezes para ver o Flamengo jogar . O normal é sair vitorioso.

A última noite de 2011 passei na Praia de Copacabana, onde assisti à exibição dos fogos sob chuva.

Dia 31, povo na praia. Pacíficas, dois milhões de pessoas sem qualquer incidente mais grave. Crianças dormindo no chão protegidas da chuva por guarda-sois. Mulheres bonitas de todas as idades, vestidas de branco, flores no braço para saudar Iemanjá.

Á frente, treze grandes navios iluminados. As luzinhas dos rebocadores, as barcaças de fogos e embarcações diversas.

Atrás, os hotéis da Atlântica. O nosso cobrou a indecorosa quantia de mil reais por cabeça pela ceia com direito a subir à cobertura para ver o foguetório. Muito melhor, mais interessante e bonito ficar na praia com o povo.

As imagens do Ensaio Fotográfico a seguir foram capturadas com uma câmera à prova d’água.

2020-12-14T11:56:58-03:00By |Viagem|